quinta-feira, 7 de setembro de 2017

7 on 7 - Macro or details



E hoje é dia do projeto 7 on 7 de Setembro. O desafio do mês era fazer fotos macro ou de detalhes, eu não tenho uma lente macro, - por um fator meio óbvio que é o preço exorbitante - então como uma boa brasileira tentei me virar com uma gambiarra bem simples.

Na verdade usei duas gambiarras, uma delas foi virar a lente 50mm ao contrario na hora de fotografar e a outra foi usar a lente helios 44mm da minha câmera analógica zenit 122.


Essa foto acima foi feita pela lente helios e gostei muito de como ficou, já que era apenas teste. Para quem não sabe, dá para usar sua lente da câmera analógica slr na sua câmera digital dslr. Posso até fazer um post sobre isso que detalhe mais sobre esse assunto, mas em resumo, se tu comprar um adaptador para sua lente encaixar no corpo da sua câmera, ela vai virar uma lente utilizável para sua fotografia digital.


Mas, eu estava sem o adaptador, então fiz uma gambiarra de alternar a diferença de espaço entre a lente e o corpo. Como? A lente ficou mais na ponta da mão e o corpo na outra ponta e só segurei ambos alinhados e testando qual o melhor foco, foi apenas isso.



Me perdoem por só ter foto desse livro, mas ele é o meu favorito para fotografar. Ele se parece com aqueles livros bem antigos. Esse foi um dos primeiros livros que ganhei, mas na verdade faz tempo que procuro uma versão parecida do meu livro favorito - o meu livro favorito é na verdade  Wuthering Heights ♡.


As 4 fotos acima foram feitas com a lente helios.


Essa foto foi feita do olho da minha mãe e gostei bastante do resultado. O engraçado é que quando mostrei essa foto para minha família e amigos, ninguém reparou de quem era o olho, já que eu e minha mãe temos quase o mesmo formato e cor dos olhos.

E antes que me esqueça, a gambiarra dessa foto foi virar a lente 50mm ao contrario. Essa é super simples, mas qualquer respirada enquanto você está focando faz diferença entre a foto estar focada ou desfocada.

Para ilustrar o que eu quis dizer sobre qualquer milimetro de diferença é só clicar aqui para ver o gif da tentativa de fazer foto do meu olho. 



Eu estava um pouco fora da minha zona de conforto nesse desafio, até gosto de fotografar detalhes, porém não quer dizer que seja fácil. Mas, gostei bastante do resultado e sei que no mês de Outubro vou me ralar com o desafio, ele vai ser 100% fora da minha zona de conforto hahaha.

E essas foram as fotos desse mês, espero que tenham gostado delas e que não estejam cansados das minhas fotos de matinhos hahahaha
Além disso, iria ficar muito feliz se vocês deixarem algum comentário sobre as fotos ou contar sua experiência sobre usar essas mesmas gambiarras nas fotos.

Também não se esqueçam de conferir as fotos das outras integrantes do projeto!
Elas fizeram várias fotos incríveis 😍

25 comentários

  1. Olá! Sou nova aqui e estou muito feliz por ter encontrado este cantinho maravilhoso cheio de fotografias lindas! Muitos parabéns! Beijinhos *

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as fotografias Kah, adorei a primeira e a do olho da sua mãe. Gosto muito de fotos de detalhes :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Moça, acho que você não viu mas indiquei seu blog em um post lá no meu cantinho!
    Amei as fotos e relaxa, nunca vou cansar de fotos de matinhos hahaha
    Adorei suas gambiarras!
    Como me divirto muito com macro, comprei um canjunto de filtros close-up... 4 filtros não foi mais que 60,00 e dá pra brincar bastante. Achei muito legal.
    Nunca testei nenhuma das suas gambiarras, mas sempre penso em testar a de inverter a lente hahah
    Beijos!
    <A Menina da Janela

    ResponderExcluir
  4. Amei a cor dessa última foto, que verde maravilhoso! e sem dúvida nenhuma minha foto preferida foi essa do olho da sua mãe, ficou incrível. Já tinha ouvido falar dessa gambiarra de virar a lente mas nunca vi na prática, o resultado fica muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu realmente amei as fotos! Eu adoro fotografia, mas este é outro nível. Ame-os! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá! Primeira vez no blog e deixo meus parabéns pelas suas fotos. Muito lindas. Fotografia é uma de minhas paixões. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Sei o mínimo sobre fotografia, mas sou apaixonada por esse tipo de arte e mesmo querendo aprender, confesso que não compreendi muito sobre as técnicas que você usou mas fiquei bastante curiosa e pretendo testar algum dia :D E sobre as fotos: estão maravilhosas! Amei todas, meeesmo!!!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  8. Suas photos ficaram maravilhosas, parabens.Eu sou um desastre com esses termos técnicos e desconheço as câmeras e suas funcionalidades. Amo photografias mas só em apreciar, porque tirando sou um desastre TT_TT
    lindo o olho da tua mãe...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  9. Que fotografias bonitas, conete nos mais sobre este projeto parece ser muito interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Lindas fotografias! Queria muito ter um dom como o seu.

    Adorei a foto do olho de sua mãe. O de minha namorada é verde como o de sua mãe, mas os olhos dela (minha namorada) me lembram um girassol, os de sua mãe, me lembraram o sol.

    ResponderExcluir
  11. Lindas as fotos, gostei bastante da maneira como você explicou cada uma.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Karina.
    Eu não entendo quase nada de fotografia, mas não para negar que suas gambiarras deram muito certo! Todas as suas fotos ficaram lindas demais! Parabéns pela sensibilidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. as fotos ficaram lindas, a gente tenta mas as plantinhas sempre aparecem né? amei a do olho da sua mãe, que é realmente lindo, e a do livro <3


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  14. Olá! Que interessante esse post. Achei lindas as fotos, parabéns !!!
    Ótimas escolhas. Sou fascinada com fotografia e as diversas técnicas.
    super bjo

    ResponderExcluir
  15. Amo fotografia e gostei bastante das suas fotos, curto muito essas gambiarras hahaha. Fotos de detalhes ficam lindas!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii, Kah,
    tuas fotos são lindas, e eu adorei o efeito delas, é até difícil escolher uma favorita quando todas estão demais! Amei o post! <3 <3

    ResponderExcluir
  17. Suas fotos estão maravilhosas! <3 Adoro fotos de matinhos. hahaha
    Eu já tinha visto a gambiarra de virar a lente para tirar fotos, mas nunca vi ninguém fazendo de fato. Mas parece que dá certo até demais!

    ResponderExcluir
  18. Dizer que amo as suas fotos é chover no molhado, né? hahaha
    Estao todas perfeitas! Mas a que mais gostei foi a primeira. Amoooo esse vermelho lindo aí. O verde nessa foto ficou lindo demais e você sabe que eu tenho resistência em gostar de verde, né? hahaha

    ResponderExcluir
  19. Moçaaaa estou encantada com essas fotos, toda elas passam um sentimento de aconchego e paz.
    Sou fã do seu trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Sou encantada pelo seu blog e as suas fotográficas tem bastante tempo, posso dizer, mas a foto do olho da sua mãe me lembrou dos olhos da minha e nunca me senti tão em casa desde que sai da casa dos meu pais no Rio - fui morar em Curitiba - desde agora. Parabéns, são simplesmente maravilhosas.

    ResponderExcluir
  21. Olha, moça, preciso dizer que, mesmo sem lente macro, você foi incrível! Eu amei todas as fotos, não consigo escolher uma *-* Esse tom mais escuro me encanta. Essa da suculenta me lembrou as minhas que tenho aqui em casa, assim como a da máquina de escrever (amo fotografar o teclado da minha Olivetti!). Bom, enfim, tudo aqui é muito lindinho! Não sei porque não venho aqui mais vezes :p

    ResponderExcluir
  22. Eu amo fotografia. E essas fotos meu Deus ficaram lindas demais. Parabéns pelo belo post e pelo Blog incrível. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Belas fotos ,cheias de personalidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Nossa, AMEI as fotos!
    Uma mais bonita que a outra, os resultados ficaram ótimos.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  25. É aquele ditado né: quem não tem se vira como pode e tu fez isso bem direitinho né?! Admiro pessoas que nem tu que dão o máximo que podem pra realizar as coisas.
    As tuas fotos ficaram muito boas, parabéns! Beijo

    ResponderExcluir