domingo, 25 de fevereiro de 2018

Uma tarde na Casa de Cultura Mario Quintana

Porto Alegre, RS, Brasil
Já faz algum tempo que fiz essas fotos, pra ser mais precisa foi final do ano passado. Um dos lugares que mais amo aqui em Porto Alegre é a Casa de Cultura Mario Quintana. Esse lugar ocupa um grande espaço no meu coração e por conta disso queria trazer um pouquinho dele para o blog, mesmo que fosse através de fotos. Então convidei uma amiga para visitar a CCMQ e fazer algumas fotos do local.    Nesse dia, estava acontecendo um Mercado Vintage, onde estava reunido dezenas de brechós especializados em vintage, discos, livros, food truck, comidinhas veganas, e cervejarias artesanais. Gostaria de ter feito varias fotos, mas estava lotado e meio difícil de se espremer para fazer fotos. Na próxima tento fazer algumas bem legais :)- casa de cultura mario quintana- mad souls blog

Um dos lugares que mais amo aqui em Porto Alegre é a Casa de Cultura Mario Quintana. Esse lugar ocupa um grande espaço no meu coração e por conta disso queria trazer um pouquinho dele para o blog, mesmo que fosse através de fotos. Então convidei uma amiga para visitar a CCMQ e fazer algumas fotos do local.

Nesse dia, estava acontecendo um Mercado Vintage, onde estava reunido dezenas de brechós especializados em vintage, discos, livros, food truck, comidinhas veganas, e cervejarias artesanais. Gostaria de ter feito varias fotos, mas estava lotado e meio difícil de se espremer para fazer fotos. Na próxima tento fazer algumas bem legais :)


A CCMQ já foi um famoso hotel luxuoso da década de 1920. Durante o seu auge, o Hotel Majestic teve como hóspedes grandes nomes da política e do mundo artístico. Em 1980 o Hotel Majestic veio a ser comprado pelo Banrisul (é um banco estadual gaúcho). Dois anos depois o governo do Estado adquiriu ele do Banrisul e, um ano mais tarde ele virou um patrimônio histórico.

A CCMQ foi nomeada em homenagem a um dos maiores poetas brasileiros, Mário Quintana, que é natural de Alegrete mas que adotou Porto Alegre como sua cidade de coração. Ele viveu no hotel entre 1968 e 1980, no apartamento 217.







A Casa de Cultura Mario Quintana conta com 7 andares (não tenho 100% de certeza, mas acho que não me perdi nas contas hehe) que abriga diversas atrações. A CCMQ tem espaço para exposições, oficinas, salas de cinema, biblioteca, também tem uma área com o quarto do poeta e varias outras coisas. Ahhh quase que esqueci, nela também tem um laboratório fotográfico que obviamente não poderia deixar de comentar né?



Vista da passarela de vidro pelo lado de fora.



Obviamente não poderia faltar uma foto da minha Zenit. Meu objetivo nesse dia era gastar o filme que ainda estava na câmera, mas não consegui dar conta mais uma vez. Até chega a ser um pouco irônico essa situação, com minha câmera digital eu consigo fazer centenas de fotos, mas com a analógica não consigo gastar as 36 poses.

Mas, provavelmente seja por eu usar a digital também. Então eu nunca acho alguma cena que seja digna de gastar uma das poses e ao invés uso a digital. Aí eu gasto umas 10 fotos no máximo com o filme.


Por conta dos óculos fica bem difícil fazer fotos com a analógica, demoro muito até ter certeza que o foco está okay. Espero que nesse ano consiga começar a usar lentes de contato, isso vai tornar muito mais fácil a minha vida haha



E essa sou eu tentando fazer uma foto descente, nem lembro que fotos fiz nesse dia, mas estou bem ansiosa para terminar esse rolo e assim descobrir. As fotos em que apareço foi a minha amiga que fez enquanto estava focada em fazer as fotos do prédio e do Jardim. Esse lugar em que estou é o Jardim Lutzenberger que fica no 5 andar que é o meu lugar favorito na CCMQ.

O jardim também é uma homenagem, mas ao ambientalista gaúcho Lutzenberger que era um grande defensor das paisagens naturais.


A maniaca dos cactos e suculentas atacando mais uma vez, mas é que eu não consigo evitar. Meu sonho é um dia ter um cactario na minha casa hahah


Tentando fotografar o topo do Majestic.




Me diz alguma coisa neste lugar que não seja lindo? Eu acho tão encantador essas banheiras vintages com plantas dentro (além da CCMQ ser toda rosa, ter vários cactos, suculentas e uma vista incrível de uma parte da cidade, embora poderia ser melhor essa vista se algumas partes não tivessem bloqueadas).






Outro lugar que amo é essas janelas gigantes e a vista que elas tem do resto da CCMQ.


Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho desse lugar que amo aqui em Porto Alegre através dessas fotos e post. Se você estiver de passagem por aqui em algum momento no futuro, não deixe de visitar a CCMQ, é um dos lugares mais fofos em POA. Aqui está o site da Casa de Cultura que explica um pouco mais sobre o local e o que ele oferece.

Agora gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse tipo de post, se vocês iriam gostar que eu trouxesse esse tipo de conteúdo para cá. Se vocês gostarem eu posso trazer outros lugares daqui de Porto Alegre que eu gosto muito nesse mesmo formato de post.

P.s. Espero que não tenham se cansado com a quantidade de fotos que apareceu no post, juro que cortei pela metade as fotos que tinha feito nesse dia.

11 comentários

  1. Adorei ter participado nesta tarde!!! Muito lindo o lugar. Às fotos estão ótimas!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse post e super apoio mais posts desse tipo.
    Impossível cansar das fotos, estão todas tãoo lindas, amo como você trata as fotos e os ângulos que você usou. O lugar é realmente lindo, imagina um ensaio de alguém? Será que alguém já fez? Acho que ficaria bem "conceito" ashuash
    Amei mesmo, trás mais que a gente gosta haha
    beijoss
    N E O D E S V A R I O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Bruna <3
      Eu queria muito fazer um ensaio ali, algum dia com mais tempo vou fazer. Tem um pessoal que faz, mas não são muito não, agora que está começando a aparecer mais fotógrafos por ali. Mas, pra fazer um ensaio tem que pedir uma autorização e pagar uma taxa lá, porém se tu estiver meio de turista/amadora está de boas :)

      Excluir
  3. Eu já acho esse lugar lindo mas parece que fica ainda mais incrível nas suas fotografias. Achei simplesmente maravilhosas as fotografias em que você está fotografando e ao fundo aparece a igreja das Dores <3
    Preciso dizer que o seu cabeçalho está lindo demais, eu me derreti aqui. Não tinha visto ainda.
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito linda né? Eu fiz algumas fotos com a analógica dela, mas não consegui muito aproveitar e fotografar ali, nesse dia a ccmq estava lotada e como tu bem sabe nessa parte do jardim fica cheio de casais então eu fiquei bem tímida e não queria incomodar hahahah
      Vou tentar ir em um dia nublado só que mais cedo, realmente eu fui cedo pra aproveitar, mas o sol estava vem forte até as hrs e ficava impossível fazer fotos :/
      Poxa Betânia, que bom que tu gostou da nova aparência do blog, eu estou bem feliz com o jeitinho dele agora <3

      Excluir
  4. Adorei esse post! Lindezinha demais a casa, as suculentas... e suas fotos são incríveis!
    Acho que terei a mesma dó de usar as poses do filme analógico qdo consertar minha analógica pra fotografar...
    Amei as fotos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais quando demora pra comprar o filme é revelar, aí te dá uma dor para desperdiçar uma pose, ainda mais quando tu está sem o fotômetro e fica meio insegura de que a foto não vai queimar hahaha
      Já estou ansiosa pelas fotos que tu vai fazer Laura, vou ficar aguardando <3

      Excluir
  5. Eu não sou profissional, mas uso minha câmera digital quando quero tirar fotos em melhor resolução, eu sempre prefiro olhar diretamente pelo viewfinder do que colocar no live e tirar fotos pelo display, e mesmo não usando óculos, eu tenho a mesma dificuldade que você, pra mim é bem difícil enxergar corretamente o foco, por vezes eu já fiquei um tempão arrumando o melhor ângulo da foto e quando coloquei no computador, a foto estava desfocada, haha. Decepção. Então não se preocupe, achar o foco é difícil também pra quem não usa óculos ;)
    Eu amei forte todas as fotos do jardim, sério, se eu tivesse quintal em casa já ia dar um jeito de arranjar uma banheira pra por no meu jardim, é muito artístico.
    Eu gostei muito do seu post e sou a favor de mais nesse estilo, ao mesmo tempo em que conhecemos um lugar novo, temos um banquete de lindas fotos.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  6. As fotos ficaram tão legais, Karina! Adorei esses tons :)
    O lugar parece mesmo ser bem bonito e deu pra ver porque é um lugar especial pra você. Adoraria visitar também em uma próxima visita a Porto Alegre. Seria legal sim você ir mostrando mais lugares da cidade que você gosta por aqui. Sempre bom pegar essas dicas com quem mora no local.
    Beijos
    :*

    ResponderExcluir
  7. Espero que tenha conseguido aproveitar bem os filmes pois o lugar é lindo, a fotógrafa manda muito então com certeza será 10/10 hihi.

    ResponderExcluir