segunda-feira, 12 de agosto de 2019

BEDA #12 - Dicas para aprender um novo idioma sozinho


Quando pequena o meu sonho era conhecer Londres, não sei de onde que tirei isso - talvez por assistir Mr. Bean? Aos 6 anos insisti que iria morar lá, mas o meu irmão quebrou meus sonhos falando que precisava aprender Inglês se quisesse de fato ir morar lá. Logo que aprendi a ler, tentei pegar os livros de inglês dos meus irmãos para tentar aprender e esse foi o inicio da minha decepção em aprender idiomas kkk

Mas, resumindo, tentei aprender inglês na escola (mais decepção) e tentei curso de inglês (decepção). Não estou falando que cursos de idiomas não funciona, apenas que não era uma abordagem que funcionasse comigo. Meu aprendizado sempre foi da maneira difícil, nunca consegui aprender da maneira tradicional e só conseguia aprender sozinha na base do erro e acerto. Com o aprendizado do inglês foi o mesmo.

Estou começando a aprender Alemão por conta própria e vou seguir os mesmos passos que fiz ao aprender o inglês. Então, decidi separar algumas dicas que funcionaram comigo.


A primeira dica que vou dar é o Duolingo, sei que pode parecer um site meio básico, mas no inicio quando não temos nenhum contato com o idioma, ele pode ser ótimo para construir um vocabulário básico. Também ir aos poucos se acostumando com a estrutura das frases. Depois de algum tempo usando o aplicativo, você perceberá como ficou mais fácil resolver os exercícios e aí quando se sentir mais confiante é só ir pra próxima etapa.


Procure filmes no netflix com o idioma que você está aprendendo e use legendas no mesmo idioma. Eu sei que em todos os lugares as pessoas dão essa dica, mas ela realmente funciona. Com o tempo tu vai decorando sem perceber frases simples. Com o tempo tente assistir os filmes sem legenda, na vida real não existe legenda para facilitar a compreensão. Além da netflix, procure youtubers gringos, isso será ótimo para você se acostumar com todos os tipos de sotaques e slangs comuns.


A penúltima dica é ler livros no idioma que você está aprendendo. Eu sei que pode ser bem chato se você tem um ritmo acelerado de leitura, mas com o tempo você vai até preferir ler no idioma em que você está aprendendo de tão acostumado com o idioma. Sempre fui viciada em livros, com o tempo li todos os que gostava em português, ficou meio chato esperar eles lançarem e decidi tentar ler em inglês. No inicio foi horrível, lia pelo menos um livro por dia e quando comecei a ler em inglês passei a demorar uma semana. Com o tempo me acostumei e desenvolvi a leitura mais rapidamente do que as outras áreas, por isso me obriguei a tirar as legendas dos filmes.

Hoje em dia o acesso a livros em outros idiomas ficou bem fácil e os ebooks são até mais baratos. Mas, se você quer uma opção de graça você pode dar uma chance para fanfics. Antes eu entortava o nariz para as fanfics, mas tem algumas mais bem escritas do que a obra original. No site Archive of Our Own dá pra escolher o idioma e tem opções de fanfics para qualquer série e filme que possa imaginar.


A ultima dica, é praticar o speaking em sites que dá pra conversar com nativos com o intuito de praticar o idioma. Não posso indicar nenhum, pois ainda não testei muitos dos que sei, tentei testar  alguns, mas não eram bons, os gringos achavam que estavam no tinder e não em um site para praticar idiomas KKK

O meu speaking é horrível, fico muito travada, penso muito ao invés de deixar fluir. Provavelmente é por ter desenvolvido melhor o listening and reading, antes de aprender a falar e aí fico me cobrando excessivamente, mas uma hora chego lá.

E foram essas as dicas, fiz esse post para tentar ajudar quem tem a mesma dificuldade que eu no aprendizado e não sabe por onde começar. E se você tiver alguma dica de sites ou até mesmo dicas de como aprender alemão (estou precisando)  mais facilmente é só deixar nos comentários :)

P.s Usei varias fotos aleatórias no post, porque hoje está chovendo então não rola fazer fotos para o post KKK

Postar um comentário