domingo, 4 de agosto de 2019

BEDA #4 - Meus materiais para aquarela


Eu sou um pouco nova no mundo da aquarela, o meu primeiro contato foi quando tinha uns 13 anos e as aquarelas foram um presente da minha avó. Quando minhas aquarelas acabaram, era muito caro para repor para uma criança, ainda mais por elas serem uma marca mais "profissional". Esse ano decidi investir nesse passatempo já que eu não estava mais tão envolvida com a fotografia - a fase do bloqueio criativo é fogo. Acabei gostando e reaprendendo a desenhar, além disso voltei a gostar de fotografar como antes. No inicio do ano estava passando por um bloqueio criativo gigantesco e não estava conseguindo ter o mesmo prazer em criar qualquer tipo de conteúdo, a aquarela me ajudou a desbloquear essa parte de mim.

E como estou empolgada a aquarelar, decidi criar alguns posts sobre ela. Para começar decidi mostrar os materiais que estou usando para aquarelar. Como estou no inicio, não tenho muitas coisas, mas aos poucos vou investindo conforme for a necessidade.


Comprei dois blocos de folhas para Aquarela Canson, um no tamanho A4 e outro no A3. Sinceramente eu não curti muito o lado com textura, acho que a gramatura da textura é bem grossa. Ainda não usei muito esses blocos, uso mais meu sketchbook que não é indicado para aquarela KKK

Ainda não tenho uma opnião formada sobre essas folhas, na verdade queria ter comprado a Canson XL que tem uma textura mais fina, mas estava em falta quando fui comprar.


Deixei a iluminação mais escura nesta foto para ficar mais aparente a textura.


Fiz essa foto para mostrar como as folhas para aquarela são bem grossas e por isso não rola usar folhas mais finas. É por isso que passo um pouco de dor de cabeça quando uso o meu sketchbook, mas consigo driblar um pouco isso passando fita nas folhas.



E esse é o meu Sketchbook que é próprio apenas para grafite, mas uso aquarela nele e não fica tão legal. Então uso ele mais para treinar e acompanhar minha evolução em relação as ilustrações. O meu sketchbook não está bonito como os das youtubers gringas, mas algum dia tento organizar ele KKK.


Tentei fazer algumas fotos das ilustrações que fiz no sketchbook. Essa do lado esquerdo era pra ser o ator Alfie Allen e a ilustração do lado direito era pra ser uma moça aleatória do Pinterest, mas ficou bizarra. A ilustração do lado direito foi a segunda que fiz nesse sketchbook com aquarela.

As fitas com ilustrações da "The Starry Night" foram feitas por mim, nunca encontrei as washi tapes com as pinturas de Van Gogh para comprar, então adaptei usando fita crepe e rabiscando por cima com aquarela mesmo. Ficou meia boca, mas quebrou o galho hahaha


Tentei fazer uma Billie Eilish, mas não ficou legal HAHAHAHAH É que quando comecei a misturar as aquarelas, não consegui chegar na tonalidade da pele dela e isso me frustrou quando as camadas começaram a secar. Quando isso acontece, simplesmente desisto de tentar melhorar e só finalizo o mais rápido possível.


A aquarela que uso para fazer as ilustrações é a Pentel. Não indico elas se você já tem uma certa noção de como ilustrar, os pigmentos não se misturam, fica uma mistura estranha. Se você deixa a tinta mais aguada, o papel simplesmente não adquire nenhum pigmento e se você deixar ela mais grossa, fica parecendo tinta guache. Acho que foi por isso que não estou conseguindo fazer nenhum cabelo descente. Pior ainda se o cabelo é algum tom de loiro ¬¬


O Jon Snow que já apareceu por aqui, mas fiz essa foto para mostrar ele mais de perto.


Eu comentei em um post (naquele em que mostrei minha ilustração do Jon Snow) que iria fazer uma ilustração do Jonas Kahnwald, mas eu não achei que ficou tão parecida assim. Essas aquarelas são péssimas para fazer um cabelo loiro, tentei de tudo e ficou bizarro. Tentei passar até a aquarela branca por cima, mas ficou mil vezes pior hahahahah


A unica coisa que me agradou nessa ilustração foi a estrutura facial dele que ficou muito legal. No futuro vou tentar refazer essa ilustração em papel para aquarela e tinta com qualidade.


Comprei algumas bisnagas da tinta Winsor and Newton para testar, se essa marca me agradar vou comprar outras cores dela e aposentar as da Pentel. Na verdade eu preciso apenas das cores primarias, pois eu costumo misturar minhas cores e não uso as prontas.


Tentei escanear minhas ultimas duas ilustrações, mas ainda não sei como configurar tudo para ficar mais próximo da realidade então não me julgue KKKK


Quando escaneei essa ilustração, tentei não mexer muito e por isso ela ficou um pouco descolorida. Mas, como já falei trocentas vezes, sou nova nisso e não entendo muito bem. E em relação aos materiais eu só tenho o básico mesmo, uso apenas um pincel daqueles de reabastecer e da finura média. Não tenho pinceis para detalhes, em algum momento vou comprar, mas agora já estou feliz com o que tenho. Ao menos até ter alguma noção do que estou fazendo, estou bem perdida.

E é isso, nem sei mais o que falar, me perdoe quando aparece esses posts meio estranhos, o culpado é o BEDA que não me deixa descansar. Estou tentando ser o mais espontânea possível com os posts e escrevendo conforme as idéias surgem.

Se alguém tiver alguma dica útil em relação as ilustrações ou ao BEDA, estou aberta a sugestões ;)

Um comentário

  1. Suas ilustrações são barbaras ! Arrasou. Mesmo o que na sua concepção não ficou parecido, eu percebi quem era logo que vi ! rs
    Analu Andrade, Blogger | Designer

    ResponderExcluir